A Dieta Alcalina e a Cadeia de DNA

Pela primeira vez, a pesquisa científica mostrou com dados precisos como as mudanças no cotidiano através do consumo de frutas e vegetais, exercícios e ioga retardam o envelhecimento no nível celular.

O estudo foi feito com 35 homens durante um período de cinco anos. Consistia em manter uma dieta composta principalmente de alimentos crus, combinada com exercício moderado e controle do estresse.

Os resultados dos exames médicos após este regime de cinco anos foram inesperados, algumas seções da cadeia de DNA diretamente relacionadas ao envelhecimento celular, os telômeros, aumentaram significativamente.

Elizabeth Blackburn , que recebeu o Prêmio Nobel de Medicina por seu trabalho “enzima da imortalidade”, a telomerase,        também trabalhou em ambos os projetos . É a enzima que impede que os telômeros diminuam. Quanto mais rápido os telômeros diminuírem, mais rápido as células progridem para apoptose, morte celular programada.

O estudo incluiu 35 homens com câncer benigno de próstata com baixo risco. Entre 2003 e 2007, alguns envolvidos experimentaram mudanças drásticas em seu estilo de vida e foram monitorados de perto para cumprir o novo regime. Outros não tiveram que modificar seus hábitos e se tornaram um grupo de controle para o experimento.

Sua nova dieta não era estritamente vegetariana, mas incluiu principalmente grãos integrais, frutas e vegetais frescos, com ênfase em leguminosas e uma quantidade mínima de carboidratos refinados.

Além da dieta, houve caminhadas de 30 minutos a pé, 6 dias por semana, 60 minutos de controle diário do estresse, sob a forma de ioga e meditação, e uma terapia grupal 60 minutos por semana.

Os resultados após 5 anos de adesão a este programa mostraram que os telômeros do grupo controle foram encurtados de acordo com a idade esperada. As esperanças dos cientistas para o comprimento dos telômeros no grupo ativo eram que eles seriam mais longos. No entanto, os resultados ultrapassaram as expectativas, os telômeros foram muito maiores do que antes do início da experiência.

De acordo com a ciência, quanto mais os telômeros diminuem, as células mais rápidas envelhecem e morrem, mas o contrário também é verdadeiro, os telômeros mais longos determinam a longevidade e a saúde das células. Durante os cinco anos do estudo, os participantes ativos não mostraram sinais de encurtamento de telômeros normais. Seus telômeros foram mais longos que 5 anos atrás.

De acordo com esses resultados inesperados, os pesquisadores consideram não apenas o anti-envelhecimento possível, mas o rejuvenescimento, seguindo uma rotina adequada de nutrição e exercícios.

Classifique nosso post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *