Mas o que é um Purificador de Água?

A purificação de água é o processo de remoção de produtos químicos indesejáveis, contaminantes biológicos, sólidos em suspensão e gases da água. O objetivo é produzir água adequada para um propósito específico.

A maioria das águas é desinfetada para consumo humano (água potável ), mas a purificação de água também pode ser projetada para uma variedade de outros propósitos, incluindo o preenchimento dos requisitos de aplicações médicas, farmacológicas, químicas e industriais.

Os métodos utilizados incluem processos físicos como filtração, sedimentação e destilação; processos biológicos, como filtros de areia lenta ou carbono biologicamente ativo; processos químicos, como a floculação e cloração e uso de radiação eletromagnética, como a luz ultravioleta.

Purificador de Água e a Redução de Partículas

Á água purificante pode reduzir a concentração de partículas, incluindo partículas em suspensão, parasitas, bactérias, algas, vírus, fungos, bem como reduzir a concentração de uma variedade de partículas dissolvidas e particuladas.

Os padrões para a qualidade da água potável são normalmente estabelecidos pelos governos ou pelos padrões internacionais. Esses padrões geralmente incluem concentrações mínimas e máximas de contaminantes, dependendo da finalidade prevista do uso da água.

A inspeção visual não pode determinar se a água é de qualidade apropriada. Procedimentos simples, como a fervura ou o uso de um filtro doméstico de carvão ativado, não são suficientes para tratar todos os possíveis contaminantes que possam estar presentes na água de uma fonte desconhecida.

Mesmo a água de nascente natural – considerada segura para todos os fins práticos no século XIX – agora deve ser testada antes de determinar que tipo de tratamento, se necessário, é necessário. A análise química e microbiológica , embora dispendiosa, é a única maneira de obter a informação necessária para decidir sobre o método apropriado de purificação.

Dados da OMS

De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2007, 1,1 bilhão de pessoas não têm acesso a um abastecimento de água potável melhorado, 88% dos 4 bilhões de casos anuais de doença diarréica são atribuídos a água insegura e saneamento e higiene inadequados , enquanto 1,8 milhão de pessoas Morre por doença diarréica a cada ano.

A OMS estima que 94% destes casos de doenças diarréicas são evitáveis ​​através de modificações no ambiente, incluindo o acesso a água potável. As técnicas simples para o tratamento de água em casa, como a cloração, os filtros e a desinfecção solar, e armazená-lo em recipientes seguros podem salvar um grande número de vidas a cada ano. Reduzindo as mortes por doenças transmitidas pela água são um importante objetivo de saúde pública nos países em desenvolvimento

Tratamento Realizado em um Purificador de água

Objetivos

Os objetivos do tratamento são remover os constituintes indesejados na água e torná-lo seguro para beber ou se adequar para um propósito específico na indústria ou aplicações médicas. Técnicas amplamente variadas estão disponíveis para remover contaminantes como sólidos finos, micro organismos e alguns materiais inorgânicos e orgânicos dissolvidos, ou poluentes farmacêuticos persistentes ambientais.

A escolha do método dependerá da qualidade da água a ser tratada, do custo do processo de tratamento e dos padrões de qualidade esperados da água processada.

Os processos abaixo são os que são comumente usados ​​em plantas de purificação de água. Alguns ou mais não podem ser usados ​​de acordo com a escala da planta e a qualidade da água em bruto (fonte).

Pré-tratamento

  1. Bombeamento e contenção – A maioria da água deve ser bombeada da sua fonte ou direcionada para tubos ou tanques de retenção. Para evitar a adição de contaminantes à água, esta infra-estrutura física deve ser feita a partir de materiais apropriados e construída para que a contaminação acidental não ocorra.
  2. Screening ( veja também o filtro de tela) – O primeiro passo na purificação da água superficial é remover grandes detritos, como varas, folhas, lixo e outras partículas grandes, que podem interferir com as etapas de purificação subsequentes. A água subterrânea mais profunda não precisa de triagem antes de outras etapas de purificação.
  3. Armazenamento – A água dos rios também pode ser armazenada em reservatórios de bancos por períodos entre alguns dias e muitos meses para permitir a purificação biológica natural. Isto é especialmente importante se o tratamento for feito por filtros de areia lentos . Os reservatórios de armazenamento também fornecem um amortecedor contra períodos curtos de seca ou para permitir que o abastecimento de água seja mantido durante incidentes de poluição transitórios no rio fonte.
  4. Pré-cloração – Em muitas plantas, a água entrante foi clorada para minimizar o crescimento de organismos contaminantes no tubo-trabalho e nos tanques. Devido aos efeitos de qualidade adversos potenciais (ver cloro abaixo), isso foi largamente interrompido.

Um purificador de água, é um dispositivo utilizado para purificar a água que consumimos, realiza a retirada dos contaminantes e microrganismos, nos trazendo maior qualidade de vida. É pouco provável que nossa água potável da torneira seja segura, isso significa que é extremamente necessário tomarmos precauções antes de ingeri-la.

 

 

 

Classifique nosso post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *